Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“A mídia cria uma realidade falsa que legitima o saque da elite”, diz Jessé Souza

Rádio Metropole

“A mídia cria uma realidade falsa que legitima o saque da elite”, diz Jessé Souza

Os sociólogo Jessé Souza participou do programa Na Linha nesta sexta-feira (13), junto com Mário Kertész e os professores e filósofos João Carlos Salles e Waldomiro José da Silva Filho

“A mídia cria uma realidade falsa que legitima o saque da elite”, diz Jessé Souza

Foto: Metropress/Taís Lisboa

Por: Metro1 no dia 13 de dezembro de 2024 às 13:28

Autor do livro O Pobre de Direita, o sociólogo Jessé Souza apontou a grande mídia como um dos agentes nesse processo de fortalecimento da extrema direita entre a população. No programa Na Linha desta sexta-feira (13), Jessé explicou a tese de seu livro que defende que o cidadão de classes menos desfavorecidas acabam sendo atraídos pela extrema direita por uma manipulação sobre quem é o inimigo dela. Para Jessé, a mídia tem papel fundamental nisso. 

“Esse cara vai ficar mais pobre, se alguém tivesse explicado para ele que seu inimigo está na Farinha Lima, ele poderia transformar essa raiva em indignação, mas ninguém explica”, inicia Jessé, citando a “omissão” da mídia. 

Segundo Jessé, a mídia é propriedade da elite e há um acordo invisível entre eles, em que a imprensa cria uma realidade virtual falsa para legitimar o saque da elite sobre as classes menos favorecidas. Enquanto isso, o cidadão pobre, diante de sua realidade, vai alimentando uma raiva de um inimigo até então desconhecido.

“Ele então só tem duas opções: meritocrata, como todo pobre, ou ele enfia essa faca envenenada no peito e acredita que é um lixo, fracassada, acabando no álcool, depressão, etc. Ou então, que é o que a pregação evangélica e da extrema direita vão oferecer, tira essa faca do peito e oferece vários segmentos para que ele canalize esse ódio”, explicou. O sociólogo ainda pontuou que quase a totalidade desse grupo com até dois salários minímos é formada por pessoas negras, portanto, esse mecanismo utilizado pela extrema direita tem como base o racismo.

Confira o comentário na íntegra: