Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Janio de Freitas: A grande mídia brasileira é um veículo de dominação da opinião pública para o mercado

Rádio Metropole

Janio de Freitas: A grande mídia brasileira é um veículo de dominação da opinião pública para o mercado

No Programa Três Pontos desta quinta-feira (12), Janio de Freitas revelou os interesses por trás da mídia tradicional

Janio de Freitas: A grande mídia brasileira é um veículo de dominação da opinião pública para o mercado

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2024 às 13:20

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2024 às 14:05

Nesta quinta-feira (12), a Genial/Quaest divulgou uma pesquisa sobre a aprovação do governo Lula e as chances de votos dos possíveis concorrentes na eleição presidencial. Apesar de o petista continuar em primeiro lugar na preferência do eleitorado, veículos nacionais optaram por destacar o desempenho de nomes como Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Essa conduta de parte da mídia foi criticada pelo jornalista Janio de Freitas, no programa Três Pontos desta quinta.

Para ele, não há surpresa na alternativa escolhida pela imprensa, afinal, no Brasil os interesses dessa mídia convencional podem se confundidos com os interesses. “É preciso a gente não esquecer que a corporação financeira tem, na grande mídia brasileira, que não é grande mais há muito tempo, o seu veículo de dominação da opinião pública para fins de pressão aos governos e de condução de resultados eleitorais, que às vezes fracassam, mais frequentemente são vitoriosos, pela massa de dinheiro que esse segmento financeiro pode pôr e põe nas eleições”, disse o jornalista.

Ele ainda apontou que a mídia convencional, na verdade, é um sistema financeiro ou parte de um partido político que não se apresenta como tal. É esse partido inominado, apontado por Janio, que acaba sendo apelidado de “Faria Lima”, em mais uma tentativa de São Paulo de imitar Wall Street.

“E esse partido indeclarado é a força dominante no Congresso brasileiro em associação com o agro. Então, não surpreende que seja tão difícil aprovar no Congresso algum projeto, alguma reforma, alguma medida de fundo social, de fundo corretivo do próprio sistema financeiro, porque essa força política não tem que ter contraste aqui no Brasil. Ela é dominante desde muito tempo, para não dizer desde sempre, e não há nenhum esforço de enfrentamento dessa força”, finalizou o jornalista Janio de Freitas.

Confira o programa completo: