Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 19 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"O associado do Ilê não tem interesse", diz Vovô do Ilê sobre possibilidade de novo circuito no Carnaval

Rádio Metropole

"O associado do Ilê não tem interesse", diz Vovô do Ilê sobre possibilidade de novo circuito no Carnaval

Vovô do Ilê comentou também as dificuldades de manter os projetos sociais do grupo e preservar a tradição do bloco

"O associado do Ilê não tem interesse", diz Vovô do Ilê sobre possibilidade de novo circuito no Carnaval

Foto: Metropress/Carla Astolfo

Por: Rádio Metropole no dia 19 de novembro de 2024 às 13:32

Atualizado: no dia 19 de novembro de 2024 às 14:05

Com a possibilidade de um novo circuito do Carnaval na Boca do Rio voltando à tona,  Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, disse acreditar que o associado do bloco não tem interesse em um novo espaço. Em entrevista nesta quarta-feira (19), ao Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metropole, o fundador do bloco afro Ilê Aiyê criticou, inclusive, a atenção dada pela mídia ao grupo.

“Desde que minha mãe começou aquele ritual, em 1975, a saída do Ilê atrai todas as tribos para o Curuzu. Mas, quando chega no Campo Grande, a mídia não aparece”, destacou, pontuando que a mídia só dá destaque ao Ilê no desfile no Curuzu.

“O associado do Ilê não tem interesse em sair do circuito. Nós também temos a tradição de, no primeiro dia, desfilar na Liberdade primeiro. Então, o pessoal não se preocupa com o horário”, acrescentou.

Dificuldades do bloco
No mês em que o bloco afro Ilê Aiyê celebra 50 anos, Vovô do Ilê falou também sobre as dificuldades de manter os projetos sociais do grupo e preservar a tradição do bloco. A Senzala do Barro Preto, sede do bloco Ilê Aiyê no bairro da Liberdade, abriga diversas atividades educativas voltadas para a inclusão e preservação do legado do grupo. No entanto, o número de ações foi reduzido recentemente devido à falta de patrocínios. “O quadro está reduzido e se mantém às custas dos shows. Ainda bem que o Ilê fez uma agenda razoável de shows, que com toda dificuldade, dá para manter”, afirmou Vovô do Ilê.

“Para ter continuidade neste trabalho, continuar revelando novos talentos, a gente precisa sensibilizar o empresariado, os governantes, a prefeitura, para ter essa parceria. Não só o Ilê. Tem muitos outros projetos na periferia que ajudam”, completou.

Confira a entrevista completa: