Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Bob Fernandes denuncia crise no jornalismo atual: “a moeda dessas empresas é o clique”
Rádio Metropole
Bob Fernandes denuncia crise no jornalismo atual: “a moeda dessas empresas é o clique”
Bob Fernandes criticou, no Jornal da Metropole no Ar (23), a velocidade das big techs no jornalismo, que compromete a reflexão do público e a apuração
Foto: Reprodução/Youtube
A fim de dominar o mercado estando sempre em notoriedade, o jornalismo atual tem agido como as big techs, noticiando de forma cada vez mais intensa e veloz. No Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (23), o jornalista Bob Fernandes criticou essa prática, afirmando que a busca por cliques compromete a qualidade da informação, dificultando a reflexão por parte do público. Segundo ele, o jornalismo perde recursos essenciais, como o tempo para apuração.
“A moeda dessas empresas é o clique, é a audiência. Então isso impõe uma velocidade ao jornalismo que é incompatível com o jornalismo. Por exemplo, alguém roubou, não sei o que, o escândalo da hora de manhã. Se de tarde não tiver mais audiência, isso esquece e parte pra outra. Isso é ruim pra quem está recebendo a informação, porque não tem a capacidade de reter e de refletir sobre isso. [...] Os escândalos vão se auto devorando e cria essa confusão que as pessoas não sabem o que é verdade e o que é mentira”, declarou Bob Fernandes.
Ele também alertou que esse comportamento pode gerar confusão na sociedade, permitindo que falsas informações sejam tratadas como verdades, especialmente pela rapidez com que as notícias "somem". Em exemplo, Fernandes citou Flávio Bolsonaro que tem defendido o impeachment do presidente sem justificar as razões, uma vez que não existem fatos concretos para tal.
“O 8 de janeiro é como se tivesse todo mundo visto uma coisa que não existiu. As pessoas entraram, quebraram o Palácio do Planalto, quebraram o Palácio, quebraram o Ministério, o Supremo Tribunal Federal, quebraram o Senado, a Câmara. É como se não tivesse existido. Ele quer o impeachment porque os pobrezinhos foram julgados e condenados. Ele não explicou até hoje as rachadinhas dele e da família, não explicou os 51 imóveis da família, não explicou porque ele deu a medalha Tiradentes pro capitão Adriano da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, dentro da cadeia, preso, ele foi medalhado pelo Flávio Bolsonaro”, finalizou o jornalista Bob Fernandes.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.