Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"É preciso controlar as fake news para que a política volte a ser honesta", diz Viviane Mosé
Rádio Metropole
"É preciso controlar as fake news para que a política volte a ser honesta", diz Viviane Mosé
Viviane Mosé explicou nesta segunda-feira (11), como a estrutura social e as tecnologias influenciam massas a agirem em favor dos políticos trabalham contra interesses da maioria
Foto: Reprodução/Youtube
A filósofa e psicanalista Viviane Mosé discutiu, no Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (11), como a manipulação digital tem refletido na política. Para ela, é preciso encontrar maneiras de controlar as fake news para que a política volte a ser honesta.
“A gente tem que encontrar maneiras de controlar as fake news para que a política volte a ser honesta. Ela não é honesta. As pessoas votam contra elas mesmas acreditando que estão votando a favor porque as pessoas vivem em bolhas de manipulação da informação", disse a psicanalista, destacando a necessidade de construir estratégias de enfrentamento a essa manipulação para as eleições de 2026.
"Tem como fazer isso? Tem. Durante o governo Bolsonaro, existia um gabinete do ódio que acontecia dentro do Palácio do Planalto e ele manipulava a informação. A gente tem hoje como seguir esse traço, pegar a informação manipulada e ver de onde ela vem. Se a gente tivesse feito isso, a gente teria visto que ela nasceu dentro do Palácio do Planalto. Mas mesmo que víssemos, nós não temos hoje leis que, de fato, controlem isso”, apontou.
A filósofa ainda citou os algoritmos e as chamadas “bolhas” de informação como instrumentos de perpetuação da manipulação. Para ela, o enfretamento a isso não significa controlar a internet. "Significa identificar notícias falsas que vão desde política até venda de produtos. Identificar as fake news e penalizar quem está fazendo isso. É possível? É. Ou a gente faz isso ou a gente vai sucumbir eternamente na mão de mundos paralelos que estão sendo criados para manipular especialmente pessoas com baixa informação”, finalizou a filósofa e psicanalista Viviane Mosé.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.