Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 12 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Número de prefeitos reeleitos está relacionado às emendas parlamentares, afirma historiador

Rádio Metropole

Número de prefeitos reeleitos está relacionado às emendas parlamentares, afirma historiador

Marco Antonio Villa concedeu entrevista a Rádio Metropole nesta segunda-feira (11)

Número de prefeitos reeleitos está relacionado às emendas parlamentares, afirma historiador

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 11 de novembro de 2024 às 09:10

Atualizado: no dia 11 de novembro de 2024 às 18:27

Ao comentar as eleições municipais deste ano, o historiador Marco Antonio Villa afirmou que o número de prefeitos reeleitos está diretamente relacionado às emendas parlamentares cedidas nos mandatos. Em entrevista a Rádio Metropole nesta segunda-feira (11), o comentarista ainda pontuou que a cobrança de Lula para que Congresso reduza emendas, não está errada, mas será dificilmente aceita pelos parlamentares. 

Como explicou Marco Antonio Villa, o comentário do mandatário brasileiro surgiu em meio à demora do governo em anunciar os cortes no orçamento e às críticas que vem recebendo. “Quanto mais demora, mais demonstra fraqueza. Se isso fosse feito no início do segundo semestre, a situação econômica e política para o governo estaria muito mais tranquila. O presidente em tese está correto em falar sobre cortar as emendas parlamentares, mais isso é impossível no atual momento”, disse.

Segundo ele, o governo tem uma relação fragilizada com o Congresso, que atualmente tem sua preocupação voltada às bases eleitorais e ao valor político das emendas. “Se mostraram decisivas para o controle político de oligarquias em todas as 27 unidades da Federação. Veja a quantidade de prefeitos reeleitos no Brasil. Graças, em grande parte, às emendas parlamentares”, afirmou durante participação no Jornal da Bahia no Ar.

Confira a entrevista na íntegra: