Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"O samba-duro foi inaugurado através do tchaco", conta Tonho Matéria

Rádio Metropole

"O samba-duro foi inaugurado através do tchaco", conta Tonho Matéria

Música pioneira do pagode baiano é a junção de várias músicas que ele ouviu

"O samba-duro foi inaugurado através do tchaco", conta Tonho Matéria

Foto: Fernanda Vilas/Metropress

Por: Metro1 no dia 28 de outubro de 2024 às 19:16

Atualizado: no dia 28 de outubro de 2024 às 22:02

O compositor de grandes hits baianos, cantor e capoeirista Tonho Matéria, contou em entrevista à à Rádio Metropole nesta segunda-feira (28), que sua música "Melô do tchaco" inaugurou o pagode baiano. 

"O samba já existia, com Edil Pacheco, Clara Nunes, agora dessa forma que a gente faz, baiana, o samba-duro foi através do tchaco", conta o compositor. Ele também relata que a pioneira é a junção de várias músicas que ele ouviu. 

Após observar as pessoas dançando e ouvindo as expressões “Tchaco” e “pega pa capa”, o compositor reuniu essas e outras ideias em conjunto com outros músicos para desenvolver a canção, que ganhou uma história e uma coreografia. "Quando eu cheguei no Beco de Gal, eu tô vendo um cara cantando e falando 'tchaco', eu dou em cima eu dou embaixo, e todo mundo dançando. Eu saí com aquilo na cabeça", conta.

Tonho relembra que os blocos afros eram feitos por pessoas da comunidade, jovens que tinham o sonho de ter um lugar para fazer arte. E que a música conhecida como "Tchau, galera" foi o seu primeiro sucesso regional, que abriu inúmeras portas. O compositor afirmou que a rivalidade que existia na época com o bloco Camaleão "ficou no campo da arte".

Confira a entrevista na íntegra: