Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bob Fernandes critica PEC que limita decisões monocráticas do STF: "Verdadeira chantagem"

Rádio Metropole

Bob Fernandes critica PEC que limita decisões monocráticas do STF: "Verdadeira chantagem"

Durante o programa Três Pontos, o jornalista criticou a proposta aprovada na CCJ da Câmara, afirmando que ela beneficia parlamentares investigados e enfraquece o Supremo

Bob Fernandes critica PEC que limita decisões monocráticas do STF: "Verdadeira chantagem"

Foto: Reprodução/Metro1

Por: Metro1 no dia 10 de outubro de 2024 às 14:53

Atualizado: no dia 10 de outubro de 2024 às 14:54

Durante o programa Três Pontos, da Rádio Metropole, o jornalista Bob Fernandes comentou sobre a PEC aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que limita decisões monocráticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta impede que ministros tomem decisões individuais que suspendam atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara, alterando o poder de decisão no STF e outros tribunais superiores.

Bob Fernandes destacou que essa PEC, além de limitar as decisões, representa um risco para a democracia. Segundo ele, a proposta abre caminho para chantagens, especialmente contra o STF. "Isso é chantagem [...] o Supremo Tribunal determinou a investigação dessa ladruagem chamada Orçamento Secreto, e lá inescapávelmente estão e estarão muitos desses parlamentares", criticou.

"O Orçamento Secreto é a sofisticação, o substituto do Caixa 2, é a corrupção oficializada, coisa de estimados 194 bilhões de dólares desde 2020. Porque ao menos 111 deputados federais, ou seja, um quinto da Câmara dos Deputados, têm algo a responder na justiça criminal", analisou. 

O jornalista também alertou para as implicações dessa PEC no contexto de ameaças golpistas, apontando que vários dos deputados que apoiaram a medida são os mesmos que responderam judicialmente por envolvimento na tentativa de golpe de 8 de janeiro. "Essa decisão é típica dessa extrema-direita", afirmou.

Confira na íntegra a análise: