Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Otto Alencar diz pressionar TCU para entrega de parecer sobre contrato da ViaBahia

Rádio Metropole

Otto Alencar diz pressionar TCU para entrega de parecer sobre contrato da ViaBahia

Senador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (8)

Otto Alencar diz pressionar TCU para entrega de parecer sobre contrato da ViaBahia

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Metro1 no dia 08 de julho de 2024 às 09:05

Atualizado: no dia 08 de julho de 2024 às 09:40

O senador Otto Alencar (PSD) disse, nesta segunda-feira (8), ter cobrado ao Tribunal de Contas da União (TCU) um parecer sobre o contrato da concessionária ViaBahia, que administra trechos da BR-324 e BR-116 na Bahia. A empresa, que tem 15 anos de concessão, é alvo de críticas da população e parlamentares pelas condições das rodovias no estado.

Como detalhao pelo senador durante a entrevista à Rádio Metropole, a concessionária pede, desde o governo Temer, uma revisão e reequilíbrio do contrato, reclamando que só há reajuste no contrato baseado ao IPCA. "Já chamei Bruno Dantas [presidente do TCU], conversei para que saísse uma decisão, uma decisão que dê solução ao problema, porque realmente as vias estão muito desgastadas. E Salvador só tem essa saída ou sair de ferry boat e ir por lá. Uma capital como Salvador com três milhões de habitantes e uma polação flutuante muito grande, [uma única saída] é muito pouco", afirmou.

O parlamentar ainda classificou como jogo de cena a mobilização de deputados estaduais que tentaram recorrer ao embaixador do Canadá (país origem do fundo de pensão canadense PSP Investiments, detentor do total do capital social da ViaBahia) para pressionar a concessionária.

"É mais um ato cênico. Eu quero o parecer Tribunal de Contas da União pra dar uma solução ao problema. Tenho cobrado bastante isso [...] para sair essa solução para dizer 'olha, está aqui, você vai fazer, não vai fazer], toma a decisão, rompe o contrato, acaba o contrato, vai pra outra' [concessionária]", afirmou.

Confira a entrevista na íntegra: