Rádio Metropole
Aos Fatos: Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió e Jornal Metropole aborda impacto dos conglomerados educacionais

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Chás têm potencial para causar lesão renal ou agravar lesões, diz especialista
A médica nefrologista falou ainda dos impactos que as altas temperaturas podem causar no corpo humano
Foto: Felipe Aguiar/Metropress
A médica nefrologista Ana Flávia Moura alertou, no programa Metropole Saúde, para o risco que os chás naturais podem trazer para os rins. Segundo ela, a falta de uma regulamentação adequada para essas ervas dificulta a realização de estudos sobre os efeitos.
“Qualquer coisa que você consuma pode causar lesão no seu rim se tiver potencial de toxicidade. Alguns chás, principalmente, aquelas misturas de múltiplas ervas têm um potencial maior de causar lesão renal ou de agravar lesões já existentes”, advertiu, no programa da última segunda-feira (27).
“Chás, ervas, substâncias conhecidas como naturais, não têm a mesma fiscalização no Brasil que os medicamentos regulamentados. Essas ervas entram aqui no país como alimento. Por isso, a gente tem algumas dificuldades de ter alguns estudos e entender um pouco mais os efeitos delas. [...] Na dúvida não fazer uso e, se quiser fazer uso de algum chá, evitar aquelas misturas”, acrescentou.
Hidratação
A médica nefrologista falou ainda dos impactos que as altas temperaturas podem causar no corpo humano. Devido ao cenário de fortes ondas de calor pelo Brasil, ela ressalta que é importante as pessoas aumentarem o consumo de água.
“A gente viu até casos graves que aconteceram em alguns lugares do país por conta da desidratação, resultante desse calor excessivo. Se você não tem restrições, como pacientes com doença renal crônica já avançada, precisa aumentar a quantidade. Porque seu corpo vai demandar até para manter a temperatura corporal em níveis mais adequados pro funcionamento”, salientou.
Confira o programa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.