Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Wilson Gomes acredita que Lula perderia em 2018 e Bolsonaro seria reeleito em 2022 em cenário sem pandemia
Rádio Metropole
Wilson Gomes acredita que Lula perderia em 2018 e Bolsonaro seria reeleito em 2022 em cenário sem pandemia
O pesquisador avalia que Haddad foi colocado "debaixo do machado" de Bolsonaro eleitoralmente em 2018
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
O professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wilson Gomes, avaliou, em entrevista à Rádio Metropole, o cenário das eleições de 2018 e de 2022. O pesquisador acredita que, se não fosse a pandemia da Covid-19 no ano de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria altas chances de reeleição no pleito do ano passado.
"A pandemia passou-lhe uma rasteira. Como ele é muito estúpido, pôs muito os pés pelas mãos. Não precisava ser anticavina, por exemplo, o bolsonarismo não precisava assumir umas bandeiras que ele quis assumir, olhando a longo prazo", afirmou. Wilson relembrou a situação que levou Bolsonaro a vencer as eleições de 2018, como o contexto do antipetismo, a Lava Jato e a prisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No entanto, em sua opinião, Lula não venceria a eleição, caso tivesse tido a oportunidade de concorrer. "Não acho que Lula ganharia de jeito nenhum, ao contrário do que os petistas dizem. E poderia ter construído uma alternativa com mais pontes. [Fernando] Haddad [candidato às eleições presidenciais em 2018] foi colocado debaixo do machado de Bolsonaro eleitoralmente naquele momento", afirmou.
Veja a entrevista:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.