Política
Guedes diz ser melhor manter Bolsa Família do que fazer 'loucura insustentável' para criar Renda Cidadã
Governo enfrenta dificuldades para definir fonte de recursos do novo programa social
Foto: Marcos Corrêa/PR
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem (16) que governo pode abandonar o novo programa social, Renda Cidadã, caso seja necessário ultrapassar o teto de gastos públicos para mantê-lo.
"Se você não consegue espaço fiscal para um programa melhor, nós voltamos para o Bolsa Família. É melhor nós voltarmos para o Bolsa Família do que tentarmos fazer uma loucura, uma coisa insustentável fiscalmente", disse Guedes em transmissão ao vivo para mercado financeiro.
O governo pretende substituir o Bolsa Família com novo programa social, que incluiria mais beneficiários e teria um valor maior. A proposta inicial do Renda Cidadã, no entanto, foi amplamente criticada por indicar como fontes de financiamento o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e precatórios.
Desde setembro, nova proposta tem sido adiada e deve ser apresentada apenas após período eleitoral, em razão de divergências entre a equipe econômica e pela falta de apoio no Congresso, segundo o relator da PEC emergencial que incorpora o projeto, o senador Márcio Bittar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.