Política
'Golpe', diz vereadora sobre PL que tira nome de Paulo Freire de Escola Municipal
O projeto foi aprovado na tarde de hoje (17)
Foto: Reprodução/Diretoria de Comunicação
A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, considerou a aprovação do projeto de lei do vereador Aleluia, que muda o nome da Escola Municipal Paulo Freire para Escola Municipal José Bonifácio, como um golpe. O projeto foi aprovado na tarde de hoje (17).
A vereadora alega que o projeto não foi incluído no acordo de votação da Casa, além de constar na proposição a sonegação de informação para os vereadores, uma vez que a emenda fala em denominação ao invés de alteração.
"Fomos pegos de surpresa. A intenção do PL de Aleluia é claramente perseguir e retirar o nome de Paulo Freire, por causa do ódio que ele nutre pelo pedagogo assim como o presidente Bolsonaro. Salvador tem centenas de escolas municipais, mas a escolha dele foi justamente a chamada Paulo Freire para afrontar professores e todos aqueles que prezam pela diversidade e pluralidade na educação”, disse Marta.
Segundo vereadora, o PL do democrata não constava no acordo de votação que levou diversas proposições de vereadores a serem aprovadas nesta terça. “Absurdo não é só retirar o nome do patrono da educação brasileira de uma escola municipal, mas também o fato de que este PL não estava incluso no acordo de votação”, declarou Marta.
Ainda nesta terça (17), o Senado aprovou a realização de uma sessão solene em homenagem ao educador, enquanto a Câmara de Deputados aprovou uma moção de aplausos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.