Sábado, 11 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado questionará no STF ação da PF no gabinete de líder do governo, diz Alcolumbre

Política

Senado questionará no STF ação da PF no gabinete de líder do governo, diz Alcolumbre

Segundo o presidente da Casa, questionamento se baseia em decisão do STF que restringiu o foro privilegiado a crimes cometidos no exercício do mandato

Senado questionará no STF ação da PF no gabinete de líder do governo, diz Alcolumbre

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de setembro de 2019 às 09:20

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou ontem (19) que a Casa questionará no Supremo Tribunal Federal (STF) a operação da Polícia Federal no gabinete do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Segundo Alcolumbre, o questionamento se baseia na decisão do STF de 2018 que restringiu o foro privilegiado de deputados e de senadores a crimes cometidos no exercício do mandato.

"Se há o entendimento majoritário dentro do Supremo que matérias que dizem respeito a outras instâncias devem ficar nas outras instâncias, por que nesse caso concreto, se o próprio ministro que deu decisão foi o que lá atrás constituiu maioria em relação à separação do foro? Além disso, tem outros questionamentos. Uma operação de 7 anos, para entrar no gabinete do líder do governo no Senado, levaram computadores documentos do gabinete sete anos depois? Um mandado de busca e apreensão? Então, o Senado vai se posicionar enquanto instituição", disse, durante evento em Brasília.

Alcolumbre disse, ainda, que confia em todas as pessoas até a condenação transitada em julgado, ou seja, quando não cabem mais recursos. Ele avalia que uma operação da PF com essas características é a "diminuição do Senado Federal".