Política
Bolsonaro chama Toffoli, Maia e Alcolumbre para pacto em resposta às ruas
Presidentes dos três Poderes devem se reunir hoje no Palácio da Alvorada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após incentivar e elogiar os atos de domingo (26), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) convidou os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para um café da manhã, hoje (28), no Palácio da Alvorada, para tentar articular um "pacto" entre os Poderes.
A tentativa de acordo acontece em meio a um clima de desconfiança entre as partes, já que, além dos "sinais trocados" emitidos pelo presidente sobre a relação que pretende estabelecer com os dois Poderes, as manifestações pró-governo de domingo tinham um forte tom crítico a membros do Legislativo, incluindo Maia, e do Judiciário.
O documento a ser assinado pelos chefes dos três Poderes está sendo redigido pela Casa Civil. Segundo a Folha, que teve acesso ao documento, a ideia é fazer um "pacto republicano pela realização de macrorreformas estruturais", pregando "a colaboração efetiva dos três Poderes" para o avanço de reformas consideradas "fundamentais para a retomada do desenvolvimento do país".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.