
Política
Vice de Bolsonaro acredita que brasileiro herdou 'indolência' do índio e 'malandragem' do negro
Em sua declaração, o general disse que o brasileiro também tem uma tendência a querer privilégios

Foto: Divulgação
Na primeira agenda oficial como pré-candidato à Vice-Presidência da República, o general Antonio Hamilton Mourão afirmou que o brasileiro herdou a “indolência” do índio e a “malandragem” do negro. A declaração foi feita durante uma reunião na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, na serra gaúcha. Ao Globo, o militar afirmou que não vê racismo na opinião dele.
Na declaração, o general afirmou que o brasileiro também tem uma tendência a querer privilégios, segundo ele, uma característica herdada dos povos ibéricos, em referência à colonização portuguesa. De acordo com Mourão, tais atributos dificultam o país a transformar o “porte estratégico” em poder. O militar ainda defendeu que o Brasil supere o “complexo de vira-lata”.
"Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem, Edson Rosa [vereador negro presente na mesa], nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Então, esse é o nosso caldinho cultural. Infelizmente gostamos de mártires, líderes populistas e dos macunaímas", disse Mourão, conforme noticiou o site da revista Veja.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.