Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CGU encobriu nome de nora de Lula em processo, diz coluna

Política

CGU encobriu nome de nora de Lula em processo, diz coluna

Relator do caso advertiu uso de tarja para encobrir nomes dos alvos e determinou que órgão se “abstenha” de fazê-lo “mesmo em circunstâncias que entenda sensíveis”

CGU encobriu nome de nora de Lula em processo, diz coluna

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Clara Rellstab no dia 03 de julho de 2018 às 11:00

O processo no Tribunal de Contas da União que resultou em punição para Marlene Lula da Silva, nora do ex-presidente Lula (PT), causou uma saia-justa com a Controladoria-Geral da União. 

Segundo a Coluna do Estadão, o ministro Augusto Sherman, relator do caso no TCU, advertiu a CGU pelo uso de uma tarja para encobrir os nomes dos alvos e determinou que o órgão se “abstenha” de fazê-lo “mesmo em circunstâncias que entenda sensíveis”.

A publicação afirma, no entanto, que as investigações concluíram que Marlene era funcionária fantasma do Sesi na época em que a entidade era presidida por Jair Meneguelli, amigo pessoal do petista.

Na decisão, o ministro relata que a Controladoria colocou tarja sobre os nomes das sete pessoas responsabilizadas no processo. E determina que não utilize mais esse e “outros meios que evitem a identificação dos responsáveis perante o TCU”.