Política
Temer é convidado por Putin para festa de abertura da Copa do Mundo
Vladimir Putin convidou o presidente Michel Temer para participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo deste ano, 14 de junho. Apesar do convite, a presença de Temer ainda é incerta. [Leia mais...]
Foto: Beto Barata/PR
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou o presidente Michel Temer para participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo deste ano, no dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, onde vai ocorrer a maioria dos jogos do campeonato. Apesar do convite, a presença do mandatário brasileiro ainda é incerta, uma vez que o Palácio do Planalto precisa analisar a agenda presidencial.
Alguns chefes de Estado já assumiram uma posição: Reino Unido, Islândia e Polônia não vão comparecer ao evento nem enviar as respectivas delegações, em resposta à política de governo de Putin, principalmente em relação à suposta participação russa no envenenamento de ex-espiões do país.
Embora o evento seja esportivo, o clima é de tensão. Alguns dirigentes da Europa têm feito campanha para que líderes políticos não participarem da cerimônia, já que acreditam que isso poderia dar crédito ao presidente russo. Na última sexta-feira (20), 60 deputados do Parlamento Europeu, de 15 países diferentes, divulgaram uma carta em que pedem à União Europeia o boicote da Copa do Mundo na Rússia.
No Brasil, apesar de Temer não ter dado resposta ao convite, o governo participará da festa em Moscou, com uma contribuição federal de R$ 3 milhões do Ministério da Cultura para estruturar a Casa Brasil, que, ao total, custou R$ 12 milhões. O espaço, de 3 mil metros quadrados, visa promover o país e divulgar atrativos turísticos, culturais e esportivos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.