Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa assina memorando com chineses para financiamento do Porto Sul e Fiol

Política

Rui Costa assina memorando com chineses para financiamento do Porto Sul e Fiol

Em Pequim, na China, o governador do estado, Rui Costa (PT), assinou nesta sexta-feira (1º), um memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste e da mina de Pedra de Ferro. [Leia mais...]

Rui Costa assina memorando com chineses para financiamento do Porto Sul e Fiol

Foto: Secom/ Governo da Bahia

Por: Matheus Morais no dia 01 de setembro de 2017 às 10:02

Atualizado: no dia 01 de setembro de 2017 às 10:16

Em Pequim, na China, o governador do estado, Rui Costa (PT), assinou nesta sexta-feira (1º), um memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste e da mina de Pedra de Ferro. “A assinatura de hoje representa a nossa determinação em colocar a Bahia num novo patamar de atração de investimentos. É mais desenvolvimento para o interior. É mais emprego e renda para milhares de baianos”. O ato aconteceu no Palácio do Povo.

“Nosso foco na China é garantir mais qualidade de vida para nossa gente, transformar a vida das pessoas. Somos um povo forte e não baixamos a cabeça diante da dificuldade. Prova disso é que estamos do outro lado do mundo trabalhando intensamente para levar resultados concretos para a Bahia, mesmo diante de um cenário de crise econômica no Brasil”, ressaltou Rui.

Segundo o governo do estado, o documento assinado estabelece que o Executivo Estadual, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, “desejam cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro”. O memorando destaca ainda que a participação em grupo de investimento para financiar o desenvolvimento dos projetos será liderada pelo consórcio chinês formado pelas empresas - China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd.

As empresas orientais atuam em diferentes ramos como siderurgia, construção civil e mineração, e fecharam um cronograma de atividades com a Bahia Mineração envolvendo prazos para execução dos trabalhos.