Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Apuração prévia de delação que cita Temer é autorizada pelo STF

Política

Apuração prévia de delação que cita Temer é autorizada pelo STF

A abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Lava Jato, foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). [Leia mais...]

Apuração prévia de delação que cita Temer é autorizada pelo STF

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 24 de setembro de 2016 às 09:53

A abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Lava Jato, foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos objetivos é apurar a existência de um suposto acordo envolvendo parlamentares para barrar a operação, além de outras suspeitas envolvendo políticos do PT, PSDB e PMDB - partido do atual presidente da República, Michel Temer.

O pedido foi formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele soliciitou ainda providências para dar prosseguimento à apuração após o acordo de delação premiada de Sérgio Machado ter sido validado pelo STF e Teori Zavascki atendeu. De acordo com o G1, Machado admitiu ter repassado propina a 28 políticos, que hoje integram oito partidos – PMDB, PT, PP, PC DO B, DEM, PSDB, PDT e PSB.

Segundo depoimento prestado ao Ministério Público, só para o PMDB, que teria apadrinhado a nomeação de Machado para a presidência da Transpetro, ele teria arrecadado R$ 100 milhões. Janot quer averiguar, em procedimentos separados, quatro termos da delação premiada (os termos 10, 11, 12 e 13).

Após a apuração preliminar, o procurador-geral poderá ou não pedir ao STF a instauração de inquéritos para investigar políticos.