Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula retoma críticas a Campos Neto após declaração sobre salário e inflação

Política

Lula retoma críticas a Campos Neto após declaração sobre salário e inflação

"Para não ter inflação, o povo precisa ganhar pouco? Será que essa pessoa não tem respeito?", questionou o petista

Lula retoma críticas a Campos Neto após declaração sobre salário e inflação

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 26 de julho de 2024 às 16:32

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou nesta sexta-feira (26) as críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e questionou se ele "não tem respeito". Ao longo deste mês, o petista havia evitado contestar publicamente o banqueiro.

Campos Neto defendeu, no fim de maio, a eventual flexibilização dos pisos de Saúde e Educação no Orçamento da União, como forma de contribuir para melhora nas expectativas de inflação no Brasil. Técnicos do governo chegaram a estudar essa hipótese, mas foram desautorizados pelo Planalto.

"Esses dias o presidente do Banco Central deu uma declaração para imprensa que não quis acreditar. O cidadão, jovem, bem sucedido na vida diz o seguinte: esse negócio de aumento do salário mínimo e massa salarial crescendo pode gerar inflação. Significa que, para não ter inflação, o povo precisa ganhar pouco? Será que essa pessoa não tem respeito?", questionou.

"Será que as pessoas pensam que alguém ganha salário mínimo, é porque quer ganhar salário mínimo? Será que pensa que Brasil é pobre porque quer ser pobre? Não. Dê oportunidade ao pobre que ele vai fazer como fez esse pernambucano aqui, virar presidente da República", disse, sob aplausos.