
Política
BRICS: tarifaço e desafios ambientais serão discutidos no Rio
Reunião acontece nos dias 28 e 29 de abril

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A presidência brasileira do Brics tem dois temas principais para a reunião entre os chanceleres do bloco nos dias 28 e 29 de abril, no Rio de Janeiro: a crise comercial e a necessidade de ampliar os investimentos em fundos para combater as mudanças climáticas. O grupo atualmente conta com 11 membros, incluindo Brasil, China, Índia e Rússia, além de países convidados.
O embaixador Maurício Carvalho Lyrio, Sherpa do Brasil no Brics, afirmou que o bloco reforçará o apoio ao sistema de comércio multilateral e criticará medidas unilaterais, como as tarifas impostas pelos EUA. Lyrio também destacou a importância da reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), que enfrenta a paralisia do Órgão de Apelação desde 2019.
Sobre o meio ambiente, o Brasil defende a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), com o objetivo de financiar economias de baixo carbono, com ênfase no compromisso dos países ricos, os maiores poluidores. Lyrio destacou que o Acordo de Paris prevê que esses países devem assumir responsabilidades financeiras.
Sob a presidência brasileira, o Brics já promoveu vários encontros e reuniões técnicas, e a cúpula final ocorrerá em julho de 2025. Além das discussões comerciais e climáticas, o encontro também abordará questões de governança global, resolução de conflitos e reforço do multilateralismo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.