Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 26 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Collor passa por audiência de custódia online para definir local de prisão

Política

Collor passa por audiência de custódia online para definir local de prisão

Prisão de Collor foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes

Collor passa por audiência de custódia online para definir local de prisão

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 25 de abril de 2025 às 12:02

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso nesta sexta-feira (25) e passará por audiência de custódia às 11h30, que ocorrerá por videoconferência, pois ele está em Maceió (AL). A audiência será conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar a legalidade da prisão. Estarão presentes o preso, seu advogado de defesa, o juiz instrutor e um membro da Procuradoria-geral da República (PGR).

A prisão de Collor foi determinada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, rejeitar recursos da defesa contra a condenação do ex-presidente a 8 anos e 10 meses de prisão, em um desdobramento da Lava Jato. A decisão foi referendada em plenário virtual, mas Gilmar Mendes votou para que o caso fosse julgado no plenário físico da Corte. Mesmo com o pedido de destaque, a prisão segue mantida, sem data definida para julgamento.

A defesa de Collor afirmou que a prisão ocorreu enquanto ele se dirigia a Brasília para cumprir a decisão de Moraes de forma espontânea. O ex-presidente encontra-se custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Maceió. Sua condenação, imposta em 2023, é decorrente de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.