
Política
EUA alteram gênero de Erika Hilton para masculino em visto
Deputada trans cobra resposta diplomática após erro em missão oficial

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) teve seu visto para os Estados Unidos emitido com a classificação de gênero masculino, em desacordo com sua identidade. O documento foi solicitado para sua participação oficial na Brazil Conference at Harvard & MIT 2025. Segundo a assessoria, o processo foi marcado por erros desde o início, e, embora tenha sido corrigido, o visto emitido em 3 de abril registrou o sexo incorreto.
Erika classificou o caso como um ato de violência e desrespeito, atribuindo o episódio a políticas discriminatórias do ex-presidente Donald Trump. A parlamentar decidiu não utilizar o documento e não participou do evento em Cambridge, afirmando que o episódio exige uma resposta diplomática do Itamaraty.
A Câmara dos Deputados, que fez a solicitação oficial do visto, não se manifestou. A assessoria de Erika informou que não há espaço para contestação jurídica, já que se trata de uma decisão soberana do governo americano. O Itamaraty também não comentou o ocorrido até o momento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.