
Política
Após tensão na bancada do PT, Fátima Nunes é eleita vice-presidente da Alba
Deputada petista concorreu sozinha ao posto, após viagem de Júnior Muniz à China

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita, na tarde desta terça-feira (15) a nova primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Dos 52 deputados estaduais que compareceram à votação, 41 votaram para eleger Fátima. Também houve dois votos nulos e nove votos em branco. A parlamentar petista concorreu sozinha ao segundo posto mais importante da mesa diretora.
A eleição de Fátima encerra uma disputa interna na bancada do Partido dos Trabalhadores, já que o deputado estadual Júnior Muniz (PT) vinha se articulando nas últimas semanas para viabilizar sua eleição para a primeira vice-presidência.
Conforme apontado pela Metropolítica, a única hipótese de fazer Muniz desistir da candidatura seria por um pedido pessoal do próprio governador. Contudo, Jerônimo foi aconselhado a manter distância regulamentar e deixar que a bancada do PT se acertasse.
Muniz acabou não concorrendo oficialmente ao posto, já que desembarcou nesta segunda-feira (14) na China, para uma visita à sede da montadora de carros elétricos BYD. Ele havia protocolado um requerimento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) solicitando licenças das atividades para o compromisso no exterior. O deputado ainda fez um pedido público para que a votação fosse adiada para depois da Semana Santa, mas não foi atendido pela presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD).
“Em 190 anos, duas mulheres à frente da presidência. Nada mais, somos iguais”, declarou Ivana ao final da sessão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.