Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula e líderes da Celac discutem futuro da integração latino-americana

Política

Lula e líderes da Celac discutem futuro da integração latino-americana

Cúpula em Honduras marca reativação de discussões sobre imigração e comércio internacional

Lula e líderes da Celac discutem futuro da integração latino-americana

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 07 de abril de 2025 às 07:56

Atualizado: no dia 07 de abril de 2025 às 08:01

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira (9), em Honduras, da 9ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a única organização que reúne os 33 países da América Latina e Caribe. A embaixadora Gisela Padovan destacou que a presença de Lula reflete a prioridade dada pelo Brasil à integração regional, como estipulado na Constituição.

A secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ressaltou que a Cúpula faz parte de um esforço para revitalizar a Celac, enfraquecida nos últimos anos. Ela lembrou que o Brasil havia se retirado do grupo no governo anterior, mas Lula determinou o retorno do país logo no início do terceiro mandato.

O evento ocorre em um cenário de tensões regionais, devido ao endurecimento das políticas de imigração dos EUA e a guerra tarifária iniciada pela administração Trump. A imigração será um dos temas centrais, com a proposta de reativar um grupo de trabalho dentro da Celac.

Durante a Cúpula, o Brasil também defenderá a candidatura de uma mulher latino-americana para o cargo de secretária-geral da ONU, em substituição ao atual chefe, António Guterres, cujo mandato se encerra no próximo ano. A Celac, criada em 2010, é formada por 33 países e abrange uma área de mais de 22 milhões de km², com uma população de 670 milhões de pessoas.