
Política
Mundo vive “guerra comercial forte”, diz Rui Costa sobre EUA
Declaração se refere às tarifas impostas pelos Estados Unidos depois que Donald Trump tomou posse em 20 de janeiro

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (02) que o mundo vive, mais uma vez, um período de “guerra comercial muito forte”, em que os países “voltam a fechar suas economias”. A declaração se refere às tarifas impostas pelos Estados Unidos depois que Donald Trump (Partido Republicano) tomou posse em 20 de janeiro.
Em entrevista à rádio Eldorado FM, de Teixeira de Freitas (BA), Rui Costa disse que, há 20 anos, as nações ricas buscavam o livre comércio e a eliminação das barreiras comerciais. Agora, os EUA, “querem impor tarifas e impostos para os produtos dos outros países”, voltando “a uma guerra comercial muito forte”. Afirmou ainda que diversos países já estão retaliando e falou em “defender a economia” do Brasil.
A nova política comercial norte-americana chega a seu ápice nesta quarta-feira, com o início da cobrança das tarifas recíprocas. Trump apelidou a data de “Liberation Day” (“Dia da Libertação”, em português) porque, segundo ele, marcará o momento que os EUA se libertarão de produtos estrangeiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.