
Política
Senado analisa projeto que autoriza retaliações contra barreiras comerciais internacionais
Proposta permite suspender concessões comerciais e investimentos a países que impactem negativamente produtos brasileiros

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A Comissão de Meio Ambiente do Senado realizará, nesta terça-feira (18), a partir das 9h, a votação do Projeto de Lei (PL) da Reciprocidade, que permite ao governo retaliar países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros. O PL é uma resposta às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor na última quarta-feira (12).
Inicialmente focado nas medidas protecionistas da União Europeia contra produtos do agronegócio brasileiro, como a proibição de entrada de produtos oriundos de áreas desmatadas, o texto foi adaptado para também autorizar retaliações contra países ou blocos econômicos que adotem barreiras contra produtos brasileiros.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto, trabalhou em conjunto com o Itamaraty e a equipe do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para elaborar a proposta. O texto permite que o Brasil suspenda concessões comerciais, investimentos e direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de outros países ou blocos que afetem negativamente a competitividade internacional de produtos brasileiros.
O projeto, que passou a tramitar com urgência no Senado, autoriza o Poder Executivo a aplicar medidas retaliatórias caso outros países interfiram nas escolhas soberanas do Brasil ou adotem medidas inconsistentes com acordos comerciais. Se aprovado no Senado, o projeto seguirá para análise na Câmara dos Deputados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.