Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Com 61 votos a 1, Adolfo Menezes é reeleito para terceiro mandato na Alba

Política

Com 61 votos a 1, Adolfo Menezes é reeleito para terceiro mandato na Alba

Com 56 votos válidos, Ivana bastos, do PSD, vai assumir a primeira vice-presidência do Assembleia

Com 61 votos a 1, Adolfo Menezes é reeleito para terceiro mandato na Alba

Foto: Divulgação/Ascom

Por: Jairo Costa Jr. no dia 03 de fevereiro de 2025 às 18:30

Atualizado: no dia 03 de fevereiro de 2025 às 19:23

Atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito na tarde desta segunda-feira (3) para o terceiro mandato à frente da Casa. Na disputa, encerrada há pouco, Adolfo obteve 61 votos contra 1 do seu único concorrente, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol), que já antecipou o ajuizamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar o adversário do cargo. Foram apurados 62 votos, com ausência apenas do deputado Matheus Ferreira (MDB).

A vitória de Adolfo já era esperada e ocorreu a partir do consenso de praticamente todos os 63 deputados da Alba a favor de sua continuidade na presidência pelos próximos dois anos. Às vésperas da votação, no entanto, havia sinais de racha na base aliada ao Palácio de Ondina, devido aos planos do líder da bancada governista, Rosemberg Pinto (PT), de concorrer à primeira vice-presidência e assumir o comando da Casa em um eventual derrota de Adolfo no STF, o que encontrava resistência dura entre a grande maioria dos parlamentares. 

O impasse foi resolvido na quinta-feira passada (30), quando Rosemberg anunciou a retirada do páreo, sob a justificativa de garantir a governabilidade de Jerônimo Rodrigues (PT) e evitar conflitos na bancada aliada, abrindo o caminho para que a deputada Ivana Bastos (PSD) se tornasse a única candidata à primeira vice-presidência da Alba. Assim, caso o STF determine a saída de Adolfo, Ivana herdará o posto de presidente da Assembleia até fevereiro de 2027. O acordo foi costurado pelo próprio governo, a cúpula do PSD e dirigentes de outros partidos que integram o arco de sustentação de Jerônimo.  

Lideranças da base e da oposição informaram ao Metro1 que não há qualquer indicativo de mudança no Regimento Interno da Casa para incluir a convocação imediata de nova eleição em caso de vacância na presidência e nem se a alteração de fato ocorrerá, como estava previamente acertado como forma de evitar bate-chapa na corrida pela direção do Legislativo estadual. Além de Adolfo e Ivana, foram eleitos ainda os demais vice-presidentes e os secretários. Confira abaixo os outros integrantes de nova Mesa Diretora da Alba: 

2ª vice-presidência: Marquinho Viana (PV)
3ª vice-presidência: Hassan Ioussef (PP)
4ª vice-presidência: Laerte do Vando (Podemos)
1ª secretaria: Samuel Júnior (Republicanos)
2ª secretaria: Kátia Oliveira (União)
3ª secretaria: Vitor Azevedo (PL)
4ª secretaria: Fabrício Falcão (PCdoB)