Política
Governo aposta na harmonia entre Câmara e Senado com novos presidentes
Hugo Motta e Davi Alcolumbre são favoritos para assumir as Casas Legislativas
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A troca de comando no Congresso pode levar a uma relação mais harmônica entre Câmara e Senado, na visão de lideranças governistas. O clima de adversidade entre os atuais presidentes, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve dar lugar a uma dinâmica mais alinhada com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), que são apontados como mais próximos entre si. A informação é do jornal CNN.
Apesar de pertencerem ao mesmo Poder Legislativo, Lira e Pacheco sempre tiveram estilos opostos. Lira era visto como um trator nas articulações políticas, enquanto Pacheco adotava um tom mais moderado. Esse contraste resultou em disputas de protagonismo e impasses que afetaram o ritmo das votações.
Em 2023, os desentendimentos entre os presidentes chegaram ao ponto de uma ruptura, quando divergências sobre o rito das medidas provisórias (MPs) levaram a uma interrupção do diálogo direto entre eles. O distanciamento acabou impactando a tramitação de pautas importantes, evidenciando a tensão entre as Casas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.