Política
Lula escolhe André Corrêa do Lago para presidência da COP30
Embaixador foi chefe do Brasil em Baku e tem interlocução com ambientalistas e agro; Ana Toni será CEO da cúpula climática
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O embaixador André Aranha Corrêa do Lago foi escolhido para presidir a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Atualmente, Corrêa do Lago ocupa o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente no Ministério das Relações Exteriores e terá a responsabilidade de liderar as negociações em busca de um acordo global sobre a questão climática.
Já a secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ana Toni, assumirá a função de diretora executiva do evento. O anúncio foi feito pelas ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Maria Laura da Rocha (Relações Exteriores substituta) após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
Corrêa do Lago tem experiência em temas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudança do clima e foi o negociador-chefe do Brasil em fóruns internacionais sobre o tema entre 2011 e 2013 e em 2023 e 2024. “Essas duas posições são fundamentais e estratégicas na parte de conteúdo, negociação e liderança de todo o processo da COP”, disse Marina. Já as questões de logística e infraestrutura estão a cargo da Casa Civil da Presidência da República.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.