![STF tem maioria para condenar homem que furtou Constituição durante 8/1](https://api.metro1.com.br/noticias/161019,stf-tem-maioria-para-condenar-homem-que-furtou-constituicao-durante-81-3.jpg)
Política
Lula planeja iniciar negociações para reforma ministerial com base aliada em duas semanas
Alexandre Padilha dá início a conversas com siglas aliadas para traçar mudanças na Esplanada
![Lula planeja iniciar negociações para reforma ministerial com base aliada em duas semanas](https://api.metro1.com.br/noticias/160301,lula-planeja-iniciar-negociacoes-para-reforma-ministerial-com-base-aliada-em-duas-semanas-3.jpg)
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula (PT) indicou que as negociações com partidos da base aliada para uma reforma ministerial devem começar em breve. O cronograma prevê que as conversas ocorram nas próximas duas semanas, com a intenção de concluir o redesenho do primeiro escalão do governo após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.
Na quinta-feira (16), Lula se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pediu que ele inicie diálogo com os partidos da base sobre possíveis mudanças nas pastas que já ocupam, além de atender a outras demandas. A orientação do presidente dá mais clareza às alterações planejadas para a segunda metade do mandato, que, até então, variavam entre ajustes pontuais e mudanças mais amplas, com algumas previsões envolvendo apenas o PT em um primeiro momento.
No entanto, no Palácio do Planalto, a expectativa é que o processo seja mais demorado do que sugerido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na semana passada, Costa declarou que a reforma poderia ser concluída até 21 de janeiro, data próxima à reunião ministerial marcada para o dia 20.
"O presidente está focando em aperfeiçoar a gestão. Portanto, há indicativo que as mudanças que o presidente quer fazer eventuais mudanças ainda neste mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer alterações que presidente espera", disse Rui, na ocasião.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.