Política
"Retrocesso no combate às fake news”, diz Wagner sobre decisão recente da Meta
Declaração foi feita através do X através das redes sociais
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA), disse, através de suas redes sociais nesta quarta-feira (8), acreditar que a decisão da empresa Meta de encerrar os serviços de checagem de informação nas suas redes sociais é um grave retrocesso no combate às fake news”.
O parlamentar declarou que “a mentira é o principal combustível de extremistas para alimentar discursos de ódio e medo, preconceitos e ofensas que não cabem na vida em sociedade”. Segundo ele, “a verdadeira liberdade de expressão e de ação está no respeito às leis e aos direitos sociais e humanos”.
Ainda na publicação, Wagner disse que é “aperfeiçoar os sistemas tecnológicos para impedir o uso criminoso das redes sociais, com a identificação e punição de quem trabalha para desestabilizar economias, sociedades e países. Só assim poderemos ter um país e um mundo civilizado, com harmonia entre as Nações, solidariedade, justiça e paz”.
Na terça (7), A Meta, proprietária do Instagram e do Facebook, anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos, com início nos Estados Unidos. A empresa passará agora a utilizar s chamadas "notas de comunidade", em que os usuários fazem correções, semelhante ao modelo implementado no X (antigo Twitter).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.