Política
Lula deve nomear dois novos ministros para o STJ em fevereiro
Vagas estão abertas há um ano e Lula deve definir os nomes em janeiro
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear dois ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em fevereiro, após o recesso do Judiciário e do Congresso Nacional, segundo o portal Uol. Desde outubro, o STJ enviou duas listas tríplices com candidatos. As vagas estão abertas há um ano, e Lula deve definir os nomes em janeiro.
De acordo com fontes do Judiciário, o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, é o favorito para a vaga destinada à Justiça Federal, contando com o apoio de nordestinos como o ministro do STF Kassio Nunes Marques e o ministro Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social.
Na lista para a vaga destinada ao Ministério Público, Sammy Barbosa, procurador de Justiça do Acre, foi enfraquecido para a procuradora Maria Marluce, de Alagoas, que tem o apoio do sobrinho, o prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas, aliado de Arthur Lira (PP-AL).
O STJ, com 33 ministros, é alvo de uma investigação sobre um possível esquema de venda de sentenças envolvendo ao menos cinco gabinetes. O relator, ministro Cristiano Zanin, seguirá com as investigações durante o recesso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.