Política
PL, PSD, MDB e União concentram prefeitos e vices nas grandes cidades
Partidos comandarão a maioria dos municípios com mais de 200 mil eleitores
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Mais da metade dos prefeitos e vices que tomam posse neste 1º de janeiro estão concentrados em quatro partido: PL, PSD, MDB e União Brasil. O levantamento foi feito pela CNN com base nos resultados registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em municípios que tinham mais de 200 mil eleitores aptos para votar.
Nos 103 municípios nesta faixa de eleitores, 16 prefeitos e 15 vice-prefeitos filiados ao PL — 31, no total (15%) — vão assumir estas cadeiras nesta quarta-feira. A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro vai ter sob seu comando cidades como: Guarulhos, na Grande São Paulo (com Lucas Sanches), e Maceió (com o reeleito João Henrique Caldas, o JHC).
Logo após, vem o PSD. O partido empossa, respectivamente, 15 prefeitos e 14 vices nas grandes cidades — 29, no total (14%). Liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, o PSD seguirá controlando metrópoles como: Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, e Belo Horizonte, com Fuad Noman, que foram reeleitos.
No ranking, o PT aparece com seis prefeitos e um vice em grandes cidades. O PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, embora tenha eleito dois prefeitos em grandes cidades, conquistou oito cadeiras de vice e ficou à frente do PT.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.