Política
Em meio a impasse sobre emendas, Lula se reúne com Hugo Motta na Granja do Torto
Encontro com favorito para comandar a Câmara não estava previsto na agenda do presidente
Foto: Ricardo Stuckert / PR/Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (27) com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para assumir a presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2025.
O encontro, que não constava na agenda oficial, aconteceu no final da manhã na Granja do Torto e teve a mediação do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, também esteve presente. A reunião ocorreu em um momento de crescente tensão entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente em relação ao pagamento das emendas parlamentares.
Lula, que já havia se encontrado com Arthur Lira (PP-AL) no dia anterior para tratar da crise envolvendo essas emendas, buscou distensionar as relações com o Legislativo, após ser alertado sobre o clima tenso que estava prejudicando o governo. Motta, que tem o apoio de mais de 480 dos 513 deputados, é o principal nome para suceder Lira na presidência da Casa.
Seu arco de apoio inclui parlamentares de diversos partidos, do PL ao PT, o que fortalece ainda mais sua posição para a eleição interna que ocorrerá no próximo ano. Interlocutores do governo disseram que o clima da conversa foi "amistoso", e que Lula e o parlamentar debateram diversos assuntos. Afirmaram ainda que a reunião serviu também para aproximar o presidente Lula de Hugo Motta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.