Política
Governo adia para julho de 2025 fiscalização de CACs pela Polícia Federal
Atribuição deixará de ser do Exército Brasileiro. Previsão inicial era que Polícia Federal assumisse essa função em janeiro de 2025
Foto: Kaboompics/Pexels
O governo federal publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), um decreto que adia em seis meses o início da fiscalização das licenças para Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) pela Polícia Federal.
Inicialmente, a fiscalização da PF deveria começar em janeiro de 2025, conforme o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho de 2023. No entanto, a corporação solicitou a prorrogação do prazo. Ainda de acordo com a Polícia Federal, o motivo do pedido de adiamento tem a ver com essa falta de recursos e de pessoal para executar a função.
Agora, a previsão é que a PF assuma a responsabilidade de conceder, controlar e fiscalizar os CACs apenas em 1º de julho de 2025. Sendo assim, a atribuição deixará de ser do Exército Brasileiro. O diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, comentou o assunto nesta sexta em entrevista para a GloboNews. Segundo ele, a corporação já recebeu parte dos recursos no fim deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.