Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Critérios para execução de emendas em 2025 são definidos pelo governo

Política

Critérios para execução de emendas em 2025 são definidos pelo governo

Portaria publicada no Diário Oficial da União traz diretrizes para o pagamento de emendas parlamentares de bancada estadual ou de comissão permanente

Critérios para execução de emendas em 2025 são definidos pelo governo

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 25 de dezembro de 2024 às 07:24

O Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (24) publicou uma portaria que define regras e orientações para a aplicação de emendas parlamentares no orçamento de 2025.

Assinado na segunda-feira (23) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o texto apresenta diretrizes para a execução de emendas de bancada estadual (RP 7) e de comissão permanente (RP 8), já em vigor. No mesmo dia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou a suspensão do pagamento de R$ 4,2 bilhões referentes a emendas parlamentares de comissão e acionou a Polícia Federal (PF) para apurar possíveis irregularidades relacionadas à “captura” desses recursos.

Em resposta, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento de 2025, criticou a decisão, afirmando que ela “prejudica o Parlamento”, compromete a harmonia entre os Poderes e pode atrasar a votação do orçamento, prevista para o fim de fevereiro ou início de março. Nos bastidores, o Palácio do Planalto demonstrava preocupação de que a medida pudesse impactar o andamento da votação do Orçamento de 2025.