Política
Estados não vão conseguir debater ações criminosas sozinhos, afirma Padilha
Ministro das Relações Institucionais declarou ainda que o debate sobre a segurança pública "tem que existir no país"
Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou à CNN que os estados necessitam de colaboração federal para enfrentar questões de segurança. Ele destacou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, propôs um decreto para normatizar ações da Polícia Federal, prevenindo uso desproporcional da força.
"Ricardo Lewandowski solicitou, ao presidente Lula, a assinatura de um decreto que é para disciplinar o uso das ações da polícia e é um decreto que é voltado para polícias do governo federal, a competência dele é normatizar as ações da Polícia Federal, para que a gente não veja situações onde é utilizado uma força desproporcional levando a crimes”, declarou.
Padilha ressaltou que o debate sobre segurança pública é essencial no país e que Lewandowski iniciou essa discussão dentro de sua competência. “Acho que o ministro Lewandowski está trazendo dois temas muito importantes para o debate do país. O primeiro é essa ideia da gente ter uma integração maior, nacional, nas ações de segurança. […] Cada estado sozinho não vai conseguir debater essas ações criminosas”, completou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.