Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Pesquisa Genial/Quaest: Lula mantém aprovação alta em redutos do Nordeste e recua em São Paulo e Goiás

Política

Pesquisa Genial/Quaest: Lula mantém aprovação alta em redutos do Nordeste e recua em São Paulo e Goiás

Levantamento de alcance nacional aponta ainda estabilidade na avaliação do presidente em Minas e no Paraná

Pesquisa Genial/Quaest: Lula mantém aprovação alta em redutos do Nordeste e recua em São Paulo e Goiás

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Jairo Costa Jr. no dia 12 de dezembro de 2024 às 12:20

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2024 às 13:05

Nova pesquisa Genial/Quest sobre a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva com recorte em seis estados do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste mostra três cenários distintos. No primeiro deles, o presidente apresenta os maiores índices de aprovação em dois grandes redutos do PT - Bahia e Pernambuco -, embora sua avaliação positiva tenha diminuído tanto em um quanto em outro no comparativo com o levantamento realizado em julho pelo mesmo instituto.

De acordo com a sondagem feita entre os últimos dias 4 e 9, 66% dos 1.200 eleitores baianos ouvidos na Genial/Quaest aprovam a administração de Lula. Em julho, esse índice estava em 69%. Considerado a margem de erro de três pontos percentuais, o recuo ocorreu dentro da faixa. Já a reprovação saiu de 29% para 33%, ainda assim, no limite da margem de erro.

Entre os pernambucanos, o resultado foi semelhante, apesar de numericamente mais significativo. Ao todo, 65% dos 1.100 entrevistados em Pernambuco aprovam o governo Lula, ante 73% da sondagem anterior. Queda de oito pontos, portanto, fora da margem. Em movimento inverso, a desaprovação do presidente por lá subiu de 27% para 33%.

A pesquisa feita pelo instituto Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, detectou quedas expressivas nos índices positivos do presidente em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Entre os 1.650 paulistas ouvidos na sondagem, a aprovação de Lula desceu de 50% para 43%. Ao mesmo tempo, a desaprovação de Lula saltou de 48% para 55%.

A mesma tendência se repetiu em Goiás, um dos principais polos do agronegócio no país e fortemente dominado pelos eleitorado de direita e extrema-direita. Junto aos goianos, onde foram entrevistados 1.100 eleitores, a aprovação de Lula despencou de 49% para 41%, enquanto percepção negativa sobre a gestão do petista subiu de 50% para 56%.

Em contrapartida, dois outros estados esquadrinhados pela pesquisa mostraram um quadro otimista para Lula. No Paraná, um dos mais coesos redutos do bolsonarismo o índice de aprovação se manteve estável em 44% nos levantamentos de julho e dezembro, enquanto a desaprovação oscilou de 54% para 53%. 

Já em Minas Gerais, o presidente foi aprovado por 51%, ante 52% da pesquisa anterior. Dos 1.480 eleitores mineiros ouvidos na Genial/Quaest, 47% desaprovam o governo, mesmo percentual de julho. A pesquisa de alcance nacional também mostrou a vitória de Lula no segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e todos os demais cenário, além de medir a avaliação dos baianos sobre a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).