Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo Lula tem 66% de aprovação na Bahia, aponta pesquisa Genial/Quaest

Política

Governo Lula tem 66% de aprovação na Bahia, aponta pesquisa Genial/Quaest

A aprovação do governo teve uma queda de três pontos percentuais em comparação com a última pesquisa do instituto

Governo Lula tem 66% de aprovação na Bahia, aponta pesquisa Genial/Quaest

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2024 às 09:57

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2024 às 13:04

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), apontou que 66% dos baianos aprovam o governo Lula. Outros 33% desaprovam e 2% não opinaram. Entre os seis estados que fizeram parte do levantamento, a Bahia é o segundo onde o presidente tem maior aprovação.

Apesar disso, a aprovação do governo teve uma queda de três pontos percentuais em comparação com a última pesquisa do instituto, realizada em julho deste ano. Já a desaprovação cresceu quatro pontos percentuais no estado. 

A pesquisa também apurou a chance de voto dos baianos na eleição presidencial e novamente a Bahia ficou atrás apenas de Pernambuco na proporção de entrevistados que votariam em Lula: 65% dos baianos que participaram da pesquisa disseram que conhecem o presidente e votariam nele. O ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, vem logo atrás com 35% dos entrevistados afirmando que votariam nele, Ciro Gomes aparece com 31% e o ex-presidente Jair Bolsonaro, com 23%.

Além da avaliação da gestão Lula, a Genial/Quaest também apurou a opinião dos baianos sobre a relação entre o governo do estado e o governo federal. Neste quesito, a Bahia foi o estado com maior interpretação positiva: 58% dos entrevistados consideraram essa relação positiva, 24% como regular e 9% como negativa, os outros 9% não respondera. E, para 86% dos baianos, é importante que o governador seja aliado do presidente, como acontece no estado.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas na Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A coleta foi feita entre os dias 4 e 9 de dezembro.