Política
Lula reage às críticas sobre qualidade dos produtos brasileiros no Mercosul: “Não aceitaremos"
Declaração é uma resposta para o CEO do Carrefour na França, que, em protesto ao acordo Mercosul-UE, questionou qualidade da carne sul-americana
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (6), que o Brasil não tolerará tentativas de difamar a qualidade e a segurança dos produtos agrícolas e pecuários do país.
A declaração foi feita durante seu discurso na Cúpula do Mercosul, que reuniu os líderes das nações integrantes do bloco e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen. “Nossa pujança agrícola e pecuária nos torna garantes da segurança alimentar de vários países do mundo, atendendo a rigorosos padrões sanitários e ambientais. Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança dos nossos produtos”, disse.
O posicionamento de Lula veio em resposta às críticas do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Em novembro, o executivo surpreendeu ao anunciar que a rede deixaria de vender carnes originárias de países do Mercosul, colocando em dúvida a qualidade dos produtos. Em carta, Bompard disse que considerava o risco de repercussões negativas no mercado francês ao “comercializar um produto que não cumpra os requisitos e normas europeus”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.