Política
Após troca de farpas, Lula e Milei se cumprimentam formalmente, de forma fria e sem abraços
Presidente do Brasil recepcionou chefes de Estado nesta segunda-feira (18) no Rio
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, foi marcado por um cumprimento protocolar. Não houve descontração, como em outros encontros com líderes, inclusive conservadores. A breve troca de apertos de mão aconteceu em meio às diferenças políticas entre os dois.
Enquanto Lula e Milei trocaram um breve aperto de mãos, outros encontros do presidente brasileiro na cúpula, como os com Joe Biden, Emmanuel Macron e Georgia Meloni, foram bem mais afetuosos. A postura de Milei preocupa os diplomatas brasileiros, que temem que o presidente argentino, aliado político de Donald Trump, atrapalhe os avanços nas negociações, especialmente em temas como multilateralismo, desenvolvimento sustentável e tributação de grandes fortunas.
Milei, que busca consolidar sua liderança na direita latino-americana, chegou ao evento acompanhado de sua irmã, Karina Milei, secretária da presidência. Seu posicionamento, especialmente sobre questões como clima e gênero, se alinha com uma agenda mais conservadora.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.