Política
Lula e Javier Milei não devem ter encontro bilateral durante o G20
O governo brasileiro planeja, porém, colocar Lula para um novo encontro com Georgia Meloni, primeira-ministra italiana
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução/Redes sociais
Um encontro bilateral entre o presidente Lula e o presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Cúpula do G20 não está previsto até o momento pelo Palácio do Planalto. Havia expectativa sobre se os dois iriam se reunir, diante da confirmação de presença do argentino no evento. A lista prévia de conversas que estão no radar da diplomacia brasileira, contudo, não envolve a agenda com Milei, de acordo com a coluna de Renata Agostini no O Globo.
O governo brasileiro planeja, porém, colocar Lula para um novo encontro com Georgia Meloni, primeira-ministra italiana e um dos expoentes da extrema direita hoje no mundo. Eles já se reuniram duas vezes anteriormente. O primeiro encontro ocorreu durante visita de Lula à Itália em 2023 e a segunda aconteceu por ocasião do G7, que foi sediado pelos italianos em junho deste ano.
O petista chega ao Rio já nesta semana e, até sábado, estará envolvido com a Cúpula do G20 social, cujo encerramento deve ocorrer com a participação do sul-africano Ramaphosa. A ideia é que ambos tenham o encontro a sós logo depois. O presidente deve aproveitar, portanto, o domingo para fazer a maior parte das reuniões bilaterais. A ideia é que, neste dia, ocorram oito das doze bilaterais previstas até o momento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.