Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Com apoio de Lula, Zé Neto lidera com 50,5% e pode vencer em Feira no 1º turno, aponta nova pesquisa

Política

Com apoio de Lula, Zé Neto lidera com 50,5% e pode vencer em Feira no 1º turno, aponta nova pesquisa

Levantamento do instituto IPM divulgado pela Rádio Andaiá mostra vantagem do petista em cenário com aliados

Com apoio de Lula, Zé Neto lidera com 50,5% e pode vencer em Feira no 1º turno, aponta nova pesquisa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 17 de setembro de 2024 às 22:30

Atualizado: no dia 18 de setembro de 2024 às 08:40

Com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, o candidato do PT à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto, lidera a disputa eleitoral com 50,5% dos votos válidos, revela pesquisa do instituto IPM Brasil contratada pela Rádio Andaiá e divulgada nesta terça-feira (17). A vantagem do petista é confirmada no levantamento que vincula os apoios aos principais candidatos à prefeitura local.

No mesmo cenário, o principal concorrente de Zé Neto, o ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), aparece 43,5% dos votos válidos, quando associado ao apoio do prefeito Colbert Martins (MDB), do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Carlos Medeiros (Novo) soma 6%. 

No cenário espontâneo, onde os entrevistados indicaram o candidato de preferência sem lista de nomes, a pesquisa mostra empate técnico entre Zé Neto e Zé Ronaldo. O petista soma 33,2%, enquanto o adversário tem 33,6%. Como a margem de erro é de 4,61% para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados. 
Já Carlos Medeiros aparece com 1,5% das intenções de voto, enquanto 17,8% não souberam ou não responderam. Outros 5,1% disseram que votariam em branco ou nulo.

A pesquisa também simulou um possível segundo turno entre Zé Neto e Zé Ronaldo. Neste cenário, o petista tem 48,5% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito aparece com 41,8%, quase sete pontos percentuais a menos. Dos entrevistados, 5,5% informaram não ter preferência por nenhum dos dois candidatos. Votos brancos e nulo somam 2,2%.

Realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, a pesquisa ouviu 451 pessoas em 57 localidades urbanas e 8 distritos rurais de Feira de Santana. O nível de confiança do levantamento é de 95,5%. Ele foi registrado na Justiça Eleitoral sob número BA-01157/2024.