Política
Candidato de chapa com AI, Pedro Markun tem conta do WhatsApp bloqueada pelo Meta
O conta business do Whatsapp da Lex, usada para interagir com eleitores, chegou a ser bloqueada duas vezes, em um intervalo de de quatro horas
Foto: Divulgação/Funstock
Candidato à Câmara Municipal de São Paulo pela Rede, Pedro Markun denunciou que teve uma conta no WhatsApp bloqueada "de maneira indevida" na última quarta-feira (11). O perfil era utilizado pela inteligência artificial (IA) Lex, que faz parte da candidatura hibrida de Markun.
A candidatura de Markun é a primeira híbrida no país, isso significa que ele tem como parceira de chapa uma inteligência artificia, chamada de Lex. A proposta, com isso, é facilitar o acesso da população para discussões políticas. A conta da IA no Whatsapp funcionada há dois meses e seguia, segundo Markun, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os termos de uso da plataforma.
O serviço foi criado para analisar em tempo real os 42 mil projetos de lei em tramitação na Câmara paulistana e para “interagir exclusivamente com os cidadãos que voluntariamente a contatavam, evitando qualquer prática de spam”. A equipe do candidato chegou a entrar em contato com a plataforma no mesmo dia do bloqueio, que reconheceu o erro e desbloqueou a conta. Entretanto, às 20h14 do mesmo dia, as atividades da conta foram novamente suspensas pela Meta Business, proprietária do Whatsapp e outras redes sociais, como Instagram.
A Meta alega que a conta “foi banida pelo sistema de integridade do WhatsApp por ferir a política do aplicativo que explicitamente proíbe o uso da Plataforma do WhatsApp Business por políticos ou partidos, candidatos e campanhas políticas”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.