Política
Lula nomeia deputada Macaé Evaristo como nova ministra do Direitos Humanos
O governo buscava uma mulher negra para assumir vaga após a exoneração de Silvio Almeida, na última sexta-feira (6) depois de receber denúncias de assédio sexual
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Ricardo Stucker
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta segunda-feira (9), a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) como nova ministra dos Direitos Humanos. O cargo era de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual na última semana. Ela está no primeiro mandato como deputada estadual.
Evaristo aceitou o convite de Lula em visita ao Palácio da Alvorada. "Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho", disse o presidente em publicação nas redes sociais.
Com histórico na educação e ativismo negro, Evaristo, que também é professora, já atuou como secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, na gestão Márcio Lacerda (PSB), e estadual da Educação de Minas Gerais, na gestão Fernando Pimentel (PT). Além disso, durante o governo Dilma Rousseff (PT), Evaristo foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
O governo buscava uma mulher negra para assumir vaga após a exoneração de Silvio Almeida, na última sexta-feira (6) depois de receber denúncias de assédio sexual. Segundo pessoas ligadas ao ministério, o governo não queria se arriscar após a crise da última semana e resolveu a questão com rapidez, com um nome de consenso entre movimentos de direitos humanos e o partido.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.