Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso: “Estamos negociando os detalhes"

Política

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso: “Estamos negociando os detalhes"

Declaração ocorreu durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho da Federação, colegiado formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal que está reunido nesta quarta-feira(3)

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso: “Estamos negociando os detalhes"

Foto: Diogo Zacarias/MF

Por: Metro1 no dia 03 de julho de 2024 às 14:23

Atualizado: no dia 03 de julho de 2024 às 14:43

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, espera concluir nas próximas duas semanas as negociações em torno de um projeto de lei complementar que permita ao governo federal repactuar as dívidas de estados e municípios com a União. A expectativa do ministro é encaminhar o projeto ao Congresso Nacional antes do início do recesso parlamentar, no próximo dia 18.

De acordo com a reportagem da Agência Brasil, a declaração ocorreu durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho da Federação, colegiado formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal que está reunido nesta quarta-feira(3), no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Estamos negociando os detalhes de como isso deve acontecer” [...] “Já tivemos alguns avanços, mas não quero anunciar nada aqui porque ainda há pendências que as negociações vão [nos ajudar a] superar. E o presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco [PSD-MG] está nos ajudando a equacionar estas pendências para que o projeto de lei complementar de repactuação possa ser apresentado e aprovado ainda antes do recesso de julho”, acrescentou o ministro, destacando que “a resolução da questão interessa” ao governo federal.

“Isso acaba desorganizando muito a federação, pois os acordos eram assinados para serem descumpridos dois ou três anos depois”, continuou Haddad, lembrando que a última vez que o governo federal renegociou contratos de refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União foi em 2015