Política
Deputada Carla Zambelli causa polêmica ao chamar Benedita da Silva de "Chica da Silva"
Benedita da Silva, atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/Agência Brasil e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) referiu-se à deputada Benedita da Silva (PT-RJ) como "Chica da Silva". O comentário ocorreu enquanto Zambelli reclamava por não ter voz ativa na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió.
O vídeo da live viralizou nas redes sociais, gerando indignação e acusações de racismo. O Partido dos Trabalhadores (PT) e diversas autoridades se posicionaram contra a declaração de Zambelli, destacando a gravidade do comentário em um contexto político e social sensível.
Chica da Silva foi uma figura histórica do Brasil colonial, uma mulher escravizada que conquistou alforria e influência social significativa, desafiando as barreiras raciais e sociais de sua época. Benedita da Silva, atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, é reconhecida por sua trajetória política e compromisso com a luta pelos direitos das mulheres e da população negra.
Benedita da Silva disse que vai notificar judicialmente a deputada Zambelli. "Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres (do evento) já estavam também se posicionando nos seus núcleos. Eu acredito que ela terá a correção necessária, se jurídica, se política, mas já tomaram providência. Eu acho que isso ela vai ter que responder, porque já tem gente entrando com ações", disse a petista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.