Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputada Carla Zambelli causa polêmica ao chamar Benedita da Silva de "Chica da Silva"

Política

Deputada Carla Zambelli causa polêmica ao chamar Benedita da Silva de "Chica da Silva"

Benedita da Silva, atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados

Deputada Carla Zambelli causa polêmica ao chamar Benedita da Silva de "Chica da Silva"

Foto: Reprodução/Agência Brasil e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 03 de julho de 2024 às 13:07

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) referiu-se à deputada Benedita da Silva (PT-RJ) como "Chica da Silva". O comentário ocorreu enquanto Zambelli reclamava por não ter voz ativa na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió.

O vídeo da live viralizou nas redes sociais, gerando indignação e acusações de racismo. O Partido dos Trabalhadores (PT) e diversas autoridades se posicionaram contra a declaração de Zambelli, destacando a gravidade do comentário em um contexto político e social sensível.

Chica da Silva foi uma figura histórica do Brasil colonial, uma mulher escravizada que conquistou alforria e influência social significativa, desafiando as barreiras raciais e sociais de sua época. Benedita da Silva, atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, é reconhecida por sua trajetória política e compromisso com a luta pelos direitos das mulheres e da população negra.

Benedita da Silva disse que vai notificar judicialmente a deputada Zambelli. "Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres (do evento) já estavam também se posicionando nos seus núcleos. Eu acredito que ela terá a correção necessária, se jurídica, se política, mas já tomaram providência. Eu acho que isso ela vai ter que responder, porque já tem gente entrando com ações", disse a petista.