Política
Ronnie Lessa diz que pagamento para matar Marielle seria chefiar nova milícia no RJ
Roni Lessa confessou em depoimento à Policia Federal que o pagamento seria um terreno no Rio de Janeiro onde ele poderia ser chefe da milícia no local
Foto: Reprodução/TV Globo
O miliciano Roni Lessa relatou em delação premiada como foi o planejamento e qual seria o pagamento pela execução da ex-vereadora Marielle Franco. Lessa falou durante duas horas sobre o plano para assassinar a vereadora e como acreditou que a proposta poderia transformar a sua vida. O depoimento foi divulgado no programa Fantástico, deste domingo (26).
Lessa confessou pela primeira vez que os mandantes do crime foram Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão. De acordo com o miliciano, os irmãos Brazão ofereceram como pagamento um loteamento clandestino na Zona Oeste do Rio, avaliado em milhões de reais.
“Não é uma empreitada, para você chegar ali, matar uma pessoa, ganhar um dinheirinho… Não. Era muito dinheiro envolvido. Na época, daria mais de US$ 20 milhões”, afirmou, em um vídeo da delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), divulgado pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26).
O ex-miliciano também afirmou que o local serviria para explorar serviços como gatonet (recepção não autorizada do sinal de TV por assinatura) e transporte alternativo, com lucro estimado em mais de R$100 milhões.
“A gente ia criar uma milícia nova. Então ali teria a exploração de gatonet, a exploração de kombis, venda de gás.A questão valiosa é depois. A manutenção da milícia que vai trazer voto”, explicou.
Na delação o ex-PM também afirmou que Marielle era considerada “uma pedra no caminho”, já que teria orientado lideranças comunitárias a rejeitar a ocupação de novos loteamentos da milícia. “Isso foi o que o Domingos [Brazão] passou para a gente. Que a Marielle vai atrapalhar e para isso ela tem que sair do caminho”, completou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.